Notice: Undefined variable: s5_menu_text in /var/www/html/templates/campus_life/index.php on line 190

O Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (CAUCP) está enraizado na tradição cristã, que propiciou desde suas origens a busca universal e intrínseca à pessoa humana, do que há de mais verdadeiro, belo e bom em tudo o que é. Como testemunha dessa busca essencialmente humana, os princípios filosóficos gerais do CAUCP são inspirados na ideia de que a pessoa humana é capaz de Deus e, como tal, também é capaz de ser e de agir no mundo em conformidade com a revelação cristã. Com efeito, ser capaz de Deus é também ser capaz de querer uma vida digna com e para os outros em instituições justas e em uma sociedade construída em favor do bem comum. Compete assim ao CAUCP promover tudo aquilo que efetivamente contribui para a realização das capacidades de seus estudantes, professores e funcionários, tendo como foco o sentido último da vida humana. Ademais, compete ao CAUCP realizar todos os esforços institucionais em favor da educação intensiva de seus estudantes, reconhecidos como pessoas amadas por Deus em sua singularidade e transcendente dignidade.

Seu projeto pedagógico está ancorado na missão, na qual busca “Promover a Formação Integral da Pessoa humana e o Bem da Sociedade, diante dos desafios atuais, por meio da excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão, inspirados pela Mensagem Cristã e apoiados pelos Princípios da Responsabilidade Socioambiental.", e valores que expressam “Excelência, Solidariedade, Inovação, Ética, Verdade e Tradição”, reforçando sua identidade como colégio de aplicação. Deste modo, as ações institucionais pedagógicas são orientadas por um conjunto de valores que se desdobram na afirmação da inalienável dignidade da pessoa humana, sendo a formação integral, na concepção humanista-cristã, o principal foco do projeto pedagógico e, consequentemente, o bem da sociedade.

Perante os desafios do século XXI, onde se encontra abalado o valor do homem e do bem comum, tem o CAUCP uma missão integrada a da UCP, ainda mais especial na busca da verdade e da dignidade humanas. O Conc. Vat. II, na Constituição Pastoral Gravissimum Educationis lança base de sustentação de uma verdadeira educação que deve visar “... o aprimoramento da pessoa humana em relação a seu fim último e o bem das sociedades de que o homem é membro, e em cujas tarefas, uma vez adulto, terá que participar.”  E ainda, destacamos a magna Carta Encíclica Laudato Si,  do Papa Francisco, quando define que o “progresso humano autêntico possui um carácter moral e pressupõe o pleno respeito pela pessoa humana, mas deve prestar atenção também ao mundo natural e ter em conta a natureza de cada ser e as ligações mútuas entre todos, num sistema ordenado”. Por fim, de uma forma mais descritiva, o Documento da Sagrada Congregação para a Educação Católica “Educar ao Humanismo Solidário”, publicado recentemente, inspira a Política de Ação Pedagógica por meio do Programa “#CAUCPSolidário” no qual trabalha-se pedagogicamente as principais diretrizes: 1. Humanizar a Educação/Educação humanizada; 2. Cultura do Diálogo; 3. Globalizar a Esperança; 4. Verdadeira Inclusão; 5. Redes de Cooperação.
  
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ

Ens. Fundamental II e Ensino Médio:
24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I:
24 2244-4011
colegio.aplicacao@ucp.br

Parceiros