Notice: Undefined variable: s5_menu_text in /var/www/html/templates/campus_life/index.php on line 190

Encontro virtual faz parte do projeto O extraordinário é combater o bullying, que integra o programa #caucpsolidario

As redes sociais e plataformas virtuais tem sido o canal para a comunicação de todos, nesse período de afastamento social. Assim como tem um lado positivo, elas também podem, infelizmente, ser usadas com outro objetivo: o cyberbullying. Mas também podem propagar o Bem. Este foi o tema da palestra remota ao vivo Quando a influência digital promove o Bem, realizada nesta sexta-feira (15.05), para os estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, dando continuidade ao projeto O extraordinário é combater o bullying, que integra o programa #caucpsolidario.

O bate-papo foi com o professor de Sociologia do Instituto Federal Fluminense, Alessandro Garcia, graduado em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia. Ele falou sobre como as redes sociais podem ser um meio de disseminar o amor e o cuidado com próximo e deu dicas de como ser uma influência positiva e promover o Bem usando as redes sociais.



“A cada ano abordamos o tema do projeto da forma condizente com a atualidade, fazendo uma ponte com o tema da Campanha da Fraternidade. Neste momento, além das aulas remotas, usamos as redes sociais plantar a sementinha do bem no coração dos estudantes. Este ano a campanha da fraternidade teve como lema:  Viu, sentiu compaixão e cuidou dele. A questão do cuidado com o outro. Não só saber o que o outro está passando ou sentindo, mas  olhar de perto e fazer algo. Este ano, com a questão da pandemia, nada mais propício do que falar sobre o cyberbullying, pois estamos usando as redes sociais com mais frequência. Está sendo o meio de comunicação para todos. Então, é pertinente que aprofundemos o tema com nossos educandos”, explica a Orientadora Educacional do Fundamental II e Médio, Profª. Fabiana de Araújo Lima Teixeira.

Serão três encontros para abordar três vertentes do tema com os estudantes: este primeiro sobre a influência digital; um segundo que será sobre a questão jurídica do cyberbullying e, por último, relacionar o assunto às virtudes e como elas também nos ajudam a não promover o cyberbullying.

“Todos nós estamos, neste momento, mais expostos às redes. Por isso, precisamos falar como elas podem ser usadas para o bem. E, também traçar uma parceria segura entre o aluno e a escola, mostrando que se ele está sofrendo cyberbullying, ou qualquer outro tipo, ele precisa falar conosco e não internalizar isso. Queremos abordar esse assunto, fazendo a conscientização do que é; o que pode causar; o bem que pode promover e a coragem de denunciar todo tipo de bullying. Preservar, sobretudo a pessoa, sua imagem e seu interior”, conclui Fabiana.

Assista aqui a palestra para os alunos do 6º ao 8º Ano do Fundamental II.
  
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ

Ens. Fundamental II e Ensino Médio:
24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I:
24 2244-4011
colegio.aplicacao@ucp.br

Parceiros