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O CAUCP, entendendo que o professor pode auxiliar intencionalmente na construção de estratégias de  autorregulação para a aprendizagem, busca por meio desse projeto que os estudantes se tornem agentes do processo educativo. 

A autorregulação da aprendizagem constitui a forma como o aluno utiliza sua inteligência e a coloca em prática, visando um bom desempenho acadêmico (ROSÁRIO et al., 2010).
A aprendizagem autorregulada é compreendida como um processo ativo no qual o aluno tem e faz uso adequado de um repertório de competências e estratégias para melhorar o seu próprio aprendizado. Os estudantes com uma aprendizagem autorregulada bem sucedida, estabelecem os objetivos diretos da sua aprendizagem, monitoram, regulam e controlam a própria cognição, a motivação e o comportamento com o propósito de realizar/atingir objetivos traçados. Assim, uma aprendizagem autorregulada se concretiza na medida em que os alunos enfrentam os problemas, aplicam as estratégias, monitorizam a sua realização e interpretam os resultados dos seus esforços de uma forma autônoma e centrada na tarefa.

O projeto está fundamentado na utilização do livro “Travessuras do Amarelo” originalmente denominado “Sarilhos do Amarelo” (ROSÁRIO; NÚÑEZ; GONZÁLEZ-PIENDA, 2007a), que narra um conjunto de aventuras vividas pelas cores do arco-íris em busca do Amarelo que desapareceu no bosque. Em cada capítulo do livro há um leque de estratégias de aprendizagem e de processos de autorregulação que capacitam os alunos a aprender a aprender e, desta forma, promover o futuro sucesso escolar. 

A intervenção proposta pelos autores para uma aprendizagem autorregulada, possui uma lógica centrada na promoção de processos que permitem desenvolver a consciência sobre as condições associadas a cada tarefa de aprendizagem e quais competências são requeridas para realizá-las com sucesso. Um dos elementos fundamentais para o processo autorregulatório está no ato de responsabilização do aluno pela sua aprendizagem. Assim, para um efetivo desenvolvimento da autorregulação deve-se primeiramente auxiliar o aluno no planejamento de suas ações, tornando-se um aprendiz autônomo, eficiente e com controle ativo do seuprocesso de aprender. 

O projeto de autorregulação é desenvolvido no CAUCP nas turmas do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, cujos professores e equipe gestora foram formados in loco pelo professor doutor Pedro Salles Rosário, da Universidade do Minho – Portugal no ano de 2019.
  
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