A partir da ideia de que as virtudes se aperfeiçoam com o hábito, vimos a necessidade de colocá-las em prática o quanto antes e por isso o Colégio de Aplicação da UCP apresenta como um dos pilares da sua metodologia educacional o trabalho com as virtudes, no qual atitudes diárias promovem uma pessoa virtuosa, repleta de valores cristãos e preparada para o mundo.
Tomando como referência o trabalho do professor doutor João Malheiro (2008) e as diretrizes trazidas pelo documento apresentado pela Igreja em 2017: “Educar ao Humanismo Solidário” que comemora o jubileu de ouro da PopulorumProgressio (1967), com orientações advindas da Declaração GravissimumEducationis sobre a Educação Cristã (1965), a Igreja retoma a necessidade de se pensar sobre uma “emergência educativa”, refletindo sobre os grandes desafios de educar diante de contextos atuais.
As virtudes trabalhadas perpassam desde os estudantes da Educação Infantil, desenvolvendo a Temperança, no Ensino Fundamental I com a Fortaleza e no Ensino Fundamental II com a Generosidade, objetivando que tenhamos no Ensino Médio um jovem Prudente. Ao longo dos bimestres do ano letivo são trabalhados os eixos que promovem a compreensão e a vivência de cada virtude.
Pretende-se que depois da interiorização desses hábitos, o estudante crie uma inclinação conatural para realizar mais facilmente as melhores escolhas, tornando-se assim, virtuoso.
As virtudes trabalhadas perpassam desde os estudantes da Educação Infantil, desenvolvendo a Temperança, no Ensino Fundamental I com a Fortaleza e no Ensino Fundamental II com a Generosidade, objetivando que tenhamos no Ensino Médio um jovem Prudente. Ao longo dos bimestres do ano letivo são trabalhados os eixos que promovem a compreensão e a vivência de cada virtude.
Pretende-se que depois da interiorização desses hábitos, o estudante crie uma inclinação conatural para realizar mais facilmente as melhores escolhas, tornando-se assim, virtuoso.