Notice: Undefined variable: s5_menu_text in /var/www/html/templates/campus_life/index.php on line 190

O Programa PAE – Programa de Apoio ao Estudante do Colégio de Aplicação, foi criado em agosto de 2017 com o objetivo de oportunizar aos estudantes do nosso Colégio vivências educacionais integradas às diversas áreas de conhecimento com parceria ao trabalho desenvolvido pelos cursos da Universidade Católica de Petrópolis. 

São oferecidos aos estudantes gratuitamente e de adesão opcional a participação em palestras formativas comportamentais, informativas, minicursos para aperfeiçoamento do conhecimento, aprendizagem de novos conteúdos teórico-práticos, oficinas (onde os estudantes aprenderão fazendo), teatro (poder aprender, desenvolver, despertar talentos, conhecer variados papéis e seus atores no âmbito da literatura), contação de histórias, monitorias, entre outros.

Os realizadores de tais atividades são voluntários de Universidades, tais como coordenadores de cursos de graduação da UCP, professores dos cursos e mestrado e doutorado, alunos universitários e/ou mestrandos e doutorandos da UCP e de outras instituições parceiras da UCP. Como entende-se que para melhor êxito na formação de nossos estudantes é necessário maior afinidade e integração da família junto ao colégio, o programa também oferece palestras, minicursos e oficinas aos pais de nossos educandos, a fim de auxiliá-los no processo educacional de seus filhos.


Contação de Histórias

Estudantes dos cursos de Letras e/ou Pedagogia da UCP oferecem aos estudantes do Colégio de Aplicação a contação de histórias infantis. Essa prática é estruturada em parceria pelos estudantes da universidade e as professoras regentes dos alunos, com o apoio da coordenação pedagógica do Colégio e a dos cursos, para que as histórias contadas venham a contribuir com os projetos desenvolvidos pelas turmas e /ou ações demandas que as crianças estejam desenvolvendo.


Educação Física Adaptada

O curso de Educação Física da UCP, com a disciplina de Educação Física adaptada oferece a oportunidade de seus estudantes de inclusão (com deficiências intelectuais e/ou motoras) participarem de uma aula semanal de Educação Física com a duração de 1h uma hora. A aula, planejada por uma professora da Universidade devidamente habilitada, é conduzida por ela e seus seus estudantes, que em pequenos grupos trabalham atividades específicas que desenvolvam as habilidades e potencialidades de cada um, privilegiando suas especificidades.

Monitorias

Alunos de períodos avançados dos cursos de graduação da Universidade Católica de Petrópolis fazem plantões em horários fixos no contraturno, em grupos separados para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, para atender os educandos do Colégio de Aplicação, tirando dúvidas e auxiliando nos estudos. Para participar o aluno da graduação passa por um concurso interno para verificar os requisitos necessários e se está enquadrado no perfil adequado para lidar com nossos estudantes. Esse trabalho permite o apoio, dentro do colégio, para os estudantes do CAUCP que apresentaram alguma dificuldade no que foi trabalhado no horário regular, assim como a prática pedagógica para os alunos da Universidade. A monitoria é gratuita de frequência opcional, podendo ser indicada pelo professor do colégio ao perceber uma dificuldade maior de acompanhamento por parte do estudante.

Programa de Iniciação Esportiva e Competição em Futsal e Handebol

As atividades esportivas podem contribuir para um desenvolvimento biopsicossocial harmonioso da criança e do adolescente nos diferentes períodos etários. O processo de treinamento a longo prazo associado à seleção e promoção de talentos esportivos, realizados através de uma preparação planejada e sistematizada, visando um rendimento contínuo e a longo prazo, é defendido por estudiosos do treinamento infanto-juvenil. Os treinamentos poderão ocorrer tanto no Centro Poliesportivo do Bingen quanto no campus Dom Veloso, em datas divulgadas no início do ano e atenderá estudantes do CAUCP desde as categorias sub 13 até as categorias sub 18, inicialmente nas modalidades de futsal e handebol, masculino e feminino. A cada início de ano é feito uma seleção dos alunos que formarão as equipes para o treinamento. Para se manter na equipe o estudante deverá apresentar desempenho acadêmico satisfatório e comportamento adequado durante todo o ano, podendo ser substituído em qualquer momento, pelo não cumprimento desses quesitos. Como o foco é a iniciação esportiva, serão trabalhados os gestos motores específicos das modalidades esportivas bem como a coordenação motora, a agilidade, a força e resistência musculares, a flexibilidade e os condicionamentos aeróbio e anaeróbio, dentro das diferentes especificidades de cada modalidade. Este projeto é coordenado pelo professor Cristiano Queiroz, Coordenador do Curso e Educação Física e promove a integração entre o Curso de Bacharelado em Educação Física e o Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis.

Teatro - CAUCP em cena

Criado em 2020, o projeto CAUCP EM CENA apresenta-se em consonância com a proposta do CAUCP que, olhando para a pessoa em todas as suas dimensões, entende que a educação possui ferramentas pedagógicas adequadas para se trabalhar uma nova cultura - a cultura da paz -, colaborando com a construção de uma nova civilização - a civilização do amor. Esse projeto busca contribuir para o acesso e difusão do teatro como objeto de reflexão e encantamento, utilizando técnicas teatrais específicas que contribuam na formação do aluno como cidadão; Conscientizar os alunos acerca da necessidade e importância da arte como exteriorização de sentimentos, valores e virtudes; - Proporcionar aos educandos acesso a descobertas e experiências que sejam interessantes e prazerosas, no campo da dramaturgia, relacionando-as a outras atividades ou disciplinas escolares; Resgatar a importância do respeito a si e ao outro, no decorrer de atividades em grupo, auxiliando, a solidariedade, a troca, a partilha e, dessa forma, o bom convívio social.

São trabalhados os seguintes conteúdos e/ou conceitos: Elementos Contextuais de uma Cena; Elementos Sonoros (canção, trilha sonora, ruídos, sonoplastia); Elementos Cênicos (roteiro, atuação, personagem, performance, dança etc.); Elementos Cenográficos (objetos cênicos, cenário, interação com projeção); Improvisação e Criação Colaborativa; Noção de Foco; Partituras Corporais; Temporalidade linear ou não-linear; Projeto Artístico. Os objetivos específicos do CAUCP em Cena são: Realizar exercícios técnicos de representação, improvisação e de criação colaborativa; Utilizar material temático oriundo de obras literárias, como poesias e canções em língua portuguesa, como mote criativo para a construção das cenas; Produção de cenas a partir de um tema de unidade, para conexão com projetos interdisciplinares do CAUCP; Propiciar momentos onde os alunos possam desenvolver a improvisação, a rapidez de raciocínio, a formação ágil de frases curtas e longas, estimulando a capacidade criativa de concentração, de atenção e de imaginação.

Em 2020, os encontros com o grupo acontecem no contraturno, às segundas- feiras, das 14h às 16h.

Pesquisador Júnior - Bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio do CNPq (PIBIC-EM)

O CAUCP vem sendo contemplado, desde 2018, com bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio do CNPq (PIBIC-EM) que tem como objetivo incluir gradativamente nossos alunos do ensino médio em projetos de pesquisa científica, liderados por docentes doutores da universidade. Além disso, o programa de iniciação científica busca desenvolver atitudes, fomentar habilidades e descobrir novos valores que possam contribuir para o futuro profissional e acadêmico dos estudantes bolsistas. Para tanto, os estudantes bolsistas são convidados a participar de reuniões, realizadas ao menos uma vez por semana na universidade, a fim de serem instruídos em práticas, técnicas e métodos científicos das mais diversas áreas do saber, tais como as engenharias, as ciências sociais aplicadas, as ciências humanas e as ciências da saúde. Oportunidade única que certamente faz toda a diferença na escolha profissional e, sobretudo, na vida de nossos jovens estudantes do CAUCP.

CAUCP Vivendo Ciência

Mensalmente, fora dos horários das aulas do Colégio, o Curso de Biomedicina recebe, em seus laboratórios, os estudantes do CAUCP para uma aula prática em diferentes áreas, ministrada por professores do Curso de Biomedicina. Nessas aulas, os estudantes do Ensino Médio que se inscreveram previamente, de acordo com interesse no tema específico daquela aula, aprendem conteúdos dados aos nossos estudantes da graduação. Essas atividades são orientadas por professores e estudantes do curso de Biomedicina e servem para aumentar o conhecimento específico dos estudantes do CAUCP, para familiarizar esses alunos com o ambiente universitário, ajudar na escolha da futura área de continuação dos estudos e ainda, para reforçar o conhecimento adquirido pelos graduandos durante sua formação na UCP.  Este projeto é coordenado pela professora Adriana de Oliveira Afonso, Diretora do Centro de Ciências da Saúde e Coordenadora do Curso de Biomedicina e promove a integração entre o Curso de Biomedicina e o Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis.

  
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ

Ens. Fundamental II e Ensino Médio:
24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I:
24 2244-4011
colegio.aplicacao@ucp.br

Parceiros