Notice: Undefined variable: s5_menu_text in /var/www/html/templates/campus_life/index.php on line 190

Em comemoração ao ano de São José, as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental I do CAUCP iniciaram, neste 2º bimestre, o projeto chamado De onde vem São José, no qual os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer a fundo diversos aspectos da vida e origem desse homem tão importante na história da igreja e da humanidade.

Como o projeto está sendo trabalhado de forma interdisciplinar, ele conversa com vários outros conteúdos que fazem parte do currículo das turmas, despertando ainda mais o interesse e envolvimento dos alunos nas temáticas trabalhadas.



Os alunos conheceram um pouco sobre a carta Patris corde escrita pelo Papa Francisco e entenderam a importância deste homem e as diversas denominações que ele recebe na igreja católica.

Em nosso primeiro encontro, os alunos assistiram a um vídeo do Pe. Alan Rodrigues explicando um pouco sobre quem foi São José e também falando sobre a profissão dele, que em nossa tradução conhecemos como a carpintaria, mas que na verdade descobrimos que o termo correto era “tekton”, uma profissão muito ligada à arte, ao trabalho com as mãos. Logo, São José não era um simples carpinteiro, mas também um artesão.
Projeto interdisciplinar

Como em geografia os alunos estão estudando as atividades econômicas e São José é padroeiro dos operários, as turmas tiveram a oportunidade de não só entender como é o trabalho realizado pelos carpinteiros, mas também conheceram a carpintaria da nossa escola. Recebidos com muito carinho pela equipe liderada pelo Sr. Cristóvão, as crianças puderam acompanhar o desempenho de cada máquina e o resultado dos trabalhos realizados lá. A visita foi realizada pessoalmente pelos alunos que já retornaram ao ensino presencial e por videochamada para os alunos que ainda estão de forma remota.

Em história, o segundo ano está estudando a passagem do tempo e os elementos que nos ajudam a medir essa passagem. Por este motivo, as turmas receberam a visita do professor de história do 9º ano e Ensino Médio, Marcos Levi, que contribuiu para que as crianças vivenciassem experiências bem bacanas numa conversa sobre essa temática do "tempo". 

“Aprendemos os diferentes tipos de calendários usados, ainda hoje, por diferentes povos, e descobrimos que o nosso calendário é o Cristão! Conversamos ainda sobre as diversas maneiras de contar o tempo, e que na época de José, a maneira mais utilizada era com o relógio de Sol, inclusive o professor Levi construiu um relógio de sol através de uma impressora 3D e trouxe para mostrar para os alunos. As crianças ficaram encantadas com tantas curiosidades e descobertas sobre a passagem do tempo e a vida de São José”, destacaram as professoras Bruna Teixeira e Thalia Rocha.

  
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ

Ens. Fundamental II e Ensino Médio:
24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I:
24 2244-4011
colegio.aplicacao@ucp.br

Parceiros