70 anos da UCP inspira alunos do CAUCP na produção dos trabalhos apresentados na Feira do Conhecimento

27 de setembro de 2023

Nascido dentro da UCP, o CAUCP tem sua história intrinsicamente ligada à Universidade. Mas será que os estudantes conhecem essa relação? A Feira do Conhecimento 2023 proporcionou essa imersão nos 70 anos da UCP ao falar sobre os cursos da Instituição, que inspiraram a produção dos trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Nesta terça-feira (26.09), o resultado de tanta pesquisa foi apresentado aos colegas, equipe, pais e familiares que puderam prestigiar o evento.

“Esse ano trabalhamos de modo muito particular essa grande festa que estamos vivendo nos 70 anos da nossa UCP. Ela que é a grande motivadora, criadora, incentivadora do Colégio de Aplicação, que está voltado para a Universidade. Celebrar esses 70 anos é uma alegria muito grande e por isso fizemos questão que os alunos do CAUCP tocassem um pouco com as mãos essa história. Não só soubessem que a Universidade existe. Mas que soubessem um pouquinho da sua história. Quem foram aqueles que deram a vida para que eles estivessem aqui hoje? Tudo isso vivenciamos nessa Feira do Conhecimento, que foi realmente uma grande graça”, destaca o gestor executivo do CAUCP, Pe. Moisés Fragoso.

DSC_0080

Cada turma trabalhou um curso diferente oferecido pela Universidade e, para isso, contou com a ajuda dos coordenadores que participaram de encontros com os estudantes para falar sobre as graduações. O resultado de muita pesquisa e criatividade foram 15 trabalhos incríveis e muito conhecimento sobre os cursos da UCP.

“Foi muito legal a experiência. A gente recebeu a professora Cíntia para dar a palestra para a gente, que é a coordenadora de Pedagogia. E ela falou muitas coisas bem bacanas. A gente também teve a experiência de ir nas outras salas e ver um pouquinho do que cada turma fez. Foi algo bem legal e interessante”, comenta a aluna do 6º Ano B, Manuela Moraes.

Concorda com ela o estudante Guilherme Santiago, de 8º Ano C. “O trabalho foi muito bom, a gente conseguiu produzir bastante. E eu consegui visitar as outras salas e adorei todos os trabalhos”, disse.

A aluna do 2º Ano do Ensino Médio, Maria Rosa Watkins Guimarães, teve a oportunidade de trabalhar uma graduação que não conhecia.

“O meu tema é Engenharia de Produção e por sinal eu não conhecia que essa faculdade na UCP. E o tema são as faculdades daqui. Então já é um aprendizado novo, outra faculdade que aprendi. E aqui foi doideira montar tudo, fazer foi tudo muito divertido, animado, difícil e aprendendo todo dia, né”, contou.

Atividade proporciona o contato e aprendizado multidisciplinar

O gestor executivo do CAUCP, Pe. Moisés Fragoso ressalta a importância da Feira do Conhecimento como algo enriquecedor na formação integral dos estudantes.

“A atividade tem a sua importância no fato de ajudar os alunos a olhar algo mais amplo do que aquilo que eles estudam em sala de aula. É claro que o ponto de partida é sempre aquilo que eles têm como disciplinas, curriculares normais. Porém a Feira de Conhecimento ajuda que eles olhem para fora da janela, olhem para a realidade. Para aquilo que está acontecendo, de modo tal que aquilo que eles aprendem em sala de aula, eles possam ver, digamos assim, aplicado e de modo, também, aplicável”, comentou ao acrescentar que o ganho para os alunos vai além do conhecimento do que estudam.

“E claro, outros bens nós podemos tirar dali, como a interação, por exemplo, entre os alunos. O fato de trabalharem juntos, de pesquisarem juntos, de estarem grupos, de fazer um trabalho, um grupo tão grande, geralmente os trabalhos de um grupo são menores, mas ali um grupo tão grande de saberem se organizar, tantos benefícios a gente pode tirar da Feira do Conhecimento. É uma grande graça que podemos ter essa proposta aqui no nosso colégio de aplicação”, disse.

A professora de Português, Inês Damasceno que trabalhou o curso de Psicologia com a turma do 7º Ano também aponta o quão transformador foi o projeto ao criar um laço com os alunos.

“O que isso acrescentou para nós? De mim, essa consciência do Colégio de Aplicação e da Universidade como um todo. Depois, a consciência do trabalho em grupo. Essa turma pesquisou, procurou saber, conheceu o que o curso da Psicologia foi para a Universidade e para a cidade de Petrópolis. E a descoberta legal é que eles viram na própria família, na sociedade petropolitana, profissionais nasceram, foram formados aqui na nossa UCP. A turma do 7º Ano foi brilhante. Estou muito orgulhosa deles, feliz com esse trabalho e contente pelos nossos 70 anos”, comemora.

A Supervisora Psicopedagógica, Neide de Araújo Chaves concorda que esse trabalho promove uma identificação e incentivo na busca pelo conhecimento.

“Se pensarmos no nível psicológico, corpo, alma e espírito, é a formação integral do jovem. Vão entender a importância de uma cultura; trabalhar também vários cursos que a Universidade oferece ao seu público. Acho que estimula o estudante a buscar novos conhecimentos e aprofundar naquilo que, às vezes, é até muito importante para eles. Se a gente der um exemplo, o curso de Psicologia, são emoções que eles sentem, até se identificam, outros que estão assistindo, se identificam. Assim, também, como outros pais, mães, responsáveis e estudantes que vão visitar o entorno das apresentações e, também, se identificam com uma Engenharia da Computação, por exemplo. Acho que faz aguçar a busca pelo conhecimento e pela pesquisa”, diz.

Galeria:

Logo CAUCP
70 anos da UCP inspira alunos do CAUCP na produção dos trabalhos apresentados na Feira do Conhecimento 2023
Rolar para o topo