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Educação Inclusiva

Segundo a Política Nacional de Educação Especial (Brasília, 2008) aquele que enfrenta obstáculo, físico, mental, intelectual ou sensorial, limitando-o a participar efetivamente da sociedade e de desenvolver tarefas escolares é considerado portador de deficiência. Entre as deficiências, encontram-se os transtornos globais do desenvolvimento, caracterizados por “alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo”. São os intitulados: autistas, espectro autistas e os que apresentam psicose infantil. Existem os que apresentam altas habilidades, mais conhecidos como superdotados como um potencial elevado em diferentes áreas do conhecimento. A dislexia, assim como a disgrafia, discalculia, transtornos de atenção e hiperatividade, estão entre os transtornos funcionais (Brasília, 2008).

O Colégio de Aplicação visando promover a construção de conhecimento e colaborar no processo de ensino-aprendizagem, de alunos com necessidades educacionais especiais diagnosticadas por profissionais especializados da saúde, busca atender às suas peculiaridades educacionais. Esses que apresentam laudo de Transtornos Globais do Desenvolvimento e Transtorno de Aprendizagem, recebem apoio pedagógico apropriado. O Colégio entende que é essencial elaborar, organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, realizando flexibilizações curriculares e avaliativas, atendendo e orientando ao aluno, sua família e aos professores.

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