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Psicologia e Psicopedagogia

O trabalho do Psicopedagogo Institucional consiste em atuar em conjunto com a Equipe Gestora do Colégio de Aplicação e professores, prestando auxílio e promovendo a reflexão sobre como o educando alcança o conhecimento e quais práticas pedagógicas são cabíveis, visando a melhoria da qualidade do ensino como um todo.

A Psicopedagogia está apta a realizar adaptações curriculares aos alunos de inclusão, trabalhar conjuntamente com o Orientador Educacional ajustando e aconselhando os professores em suas atividades e provas flexibilizadas. Dessa forma, a educação é pautada no sujeito da aprendizagem.

Cabe ressaltar que o papel do Psicopedagogo é também de realizar diagnósticos e planejamento de intervenção escolar com intuito de levantar hipótese de dificuldades enfrentadas pelo Colégio de Aplicação em todos os seus segmentos e realizar ao longo do período letivo estratégias e projetos psicopedagógicos, com curta ou longa duração buscando superar as dificuldades encontradas.

A Psicopedagogia do Colégio de Aplicação atende aos alunos e seus responsáveis, orientando e acompanhando os casos de dificuldade de aprendizagem ou de transtornos. Sempre que for necessário encaminhará o educando aos profissionais aptos em acompanhar cada caso. Sobretudo, a psicopedagogia buscará minimizar os impactos emocionais tanto nos pais quanto nos alunos.

O Psicólogo Educacional desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a auto-realização e o exercício da cidadania consciente. Participa do trabalho das equipes de planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais, concentrando sua ação naqueles aspectos que digam respeito aos processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relações interpessoais, bem como participa da constante avaliação e do redirecionamento dos planos, e práticas educacionais implementados.

Além das funções supracitadas, levanta hipótese diagnóstica das dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional do Colégio de Aplicação e encaminha, aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnóstico e tratamento de problemas psicológicos específicos, cuja natureza transcenda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre escola e a comunidade. Também supervisiona os estagiários de Psicologia, orienta e executa trabalhos na área de Psicologia Educacional, como propostas de projetos inter e multidisciplinar.

Responsáveis

Neide de Araújo Chaves
Supervisora Psicopedagógica do Colégio de Aplicação.

Fabiana Araújo Lima
Psicopedagoga do Colégio de Aplicação.

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