17 de março de 2022
O dia 15 de fevereiro de 2022 ficou marcado não apenas na história de Petrópolis, mas principalmente na vida de seus moradores e de tantas famílias que foram afetadas tragicamente pela forte chuva que assolou diversas regiões do município, deixando um rastro de destruição e levando centenas de vidas. Na terça-feira (15.03), quando completou um mês da maior tragédia registrada na cidade, a UCP e o CAUCP se solidarizaram mais uma vez e prestaram uma singela homenagem a todas as vítimas, em especial a aluna do 8º Ano, Geovana; ao pequeno Arthur, filho dos colaboradores Celeste e Cléber; e a Maria Helena, mãe da Celeste e sogra do Cléber.
O momento de comunhão em homenagem às vítimas aconteceu na parte da manhã, com as turmas do Ensino Fundamental II e Médio, e na parte da tarde com os pequenos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A cerimônia aconteceu em frente à Gruta da Nossa Senhora de Lurdes e se estendeu a um dos jardins do campus, onde foram plantadas rosas representando as vítimas.
“Hoje nos reunimos aqui, nesse momento em que registramos nosso carinho por aqueles que partiram do nosso convívio, pessoas muito próximas de nós. O que estamos fazendo aqui é esse registro de carinho, mas também de esperança. Por que? Porque se conhecemos a dor da partida de uma pessoa querida, nós temos oportunidade de sentir o conforto que vem de Deus através das pessoas que a gente conhece, através de uma presença amiga, de uma palavra, de um silêncio. E hoje a gente registra, de uma maneira especial, a amizade”, disse o gestor do CAUCP e reitor da UCP, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa.
Antes do plantio das flores, ele explicou um pouco sobre o que a rosa simboliza.
“Nas culturas antigas e também cristã, a rosa sempre simboliza o amor, seja pela beleza, pelo perfume, mas também pelos espinhos. A vida não é só de perfumes e beleza, nesse sentido. Mas também os espinhos, muitas vezes, nos causam dor e ao mesmo tempo, nos dá oportunidade de, a partir da dor, sermos mais fortes. E é isso que estamos fazendo aqui. Diante da dor que sentimos, nós sabemos que mais alto que essa dor, vai estar a beleza de uma rosa”, completou o padre Pedro Paulo.
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis, RJ – CEP 25610-130
Ens. Fundamental II e Ensino Médio: 24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I: 24 2244-4011