05 de setembro de 2023
Neste segundo semestre, as segundas-feiras dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental II do CAUCP são dedicadas ao trabalho de conscientização e prevenção às drogas e violência. As turmas participam do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar que em conjunto com a escola e famílias atuam na capacitação dos jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
Com 31 anos de existência, o Proerd já está presente em todos os municípios do Rio de Janeiro, primeiro estado a receber o programa que atua nas escolas públicas e privadas. Ele desenvolve a conscientização desde os pequenos da Educação Infantil até os estudantes do Ensino Médio. Neste semestre, o trabalho foi retomado no CAUCP com as turmas de 5º Ano, onde são trabalhadas dez lições.
“Estamos tentando abrir esse leque também para as escolas particulares, uma vez que a gente sabe que a droga, essa questão da tomada de decisão, não acontece só com crianças de escolas públicas, mas em qualquer tipo de escola. E a importância de trabalharmos esse assunto no 5º Ano”, comenta a Sargento Miriam, policial militar e instrutora educadora social do Proerd.
“Falamos sobre modelos de tomadas de decisão, para eles fazerem as melhores escolhas. Falamos sobre cigarro; bebida alcoólica; sobre riscos e consequências; sobre as amizades, as bases da amizade; sobre as formas de comunicação, comunicação verbal e não verbal. A importância de prestarmos atenção no que o outro fala e demonstrar que a gente está prestando atenção; a questão da empatia também é trabalhada com eles; o bullying. Falamos das maneiras que eles têm de resistir a uma oferta de drogas ou de sair de uma situação de oferta. Ou, se eles nunca receberam uma oferta, como fazer para evitar que isso aconteça”, explica a policial.
“Falamos, também, da importância de você ajudar os outros e, quando você precisa de ajuda, a necessidade de você ter uma rede de ajuda, que são as pessoas que você pode contar. E, no final, nós fazemos a revisão, que é uma brincadeira, um jogo com caça-palavras, onde nós fazemos um jogo com a turma toda, em que eles demonstram as palavras-chave, os conceitos trabalhados ao longo do semestre”, destaca a policial, figura conhecida já pelos alunos pelas palestras ministradas na escola sobre as drogas.
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis, RJ – CEP 25610-130
Ens. Fundamental II e Ensino Médio: 24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I: 24 2244-4011