06 de dezembro de 2024
Na manhã da última sexta-feira (29.12), o auditório do Campus Dom Veloso foi palco para o Festival de Poesia do CAUCP que revelou diversos talentos com os trabalhos dos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio que falaram sobre Virtudes em prosa e poesia. A atividade é desenvolvida em conjunto com os professores de Língua Portuguesa e Literatura.
“Há muitos benefícios para os estudantes quando trabalhamos com a poesia. Por ser uma manifestação que acessa a subjetividade, há um estímulo à sensibilidade, à emoção e ao sentimento. Quando direcionamos a produção de poemas através de temas relevantes para a formação humana, como foi o caso desse período letivo, ao utilizarmos as virtudes trabalhadas ao longo do ano na atividade poética, não só solidificamos esse aprendizado, mas temos a oportunidade de vê-lo, vivenciá-lo, exercitá-lo com os alunos”, comenta o professor de Literatura, Veber Viana Gusmão ao destacar o quanto a atividade agrega aos alunos.
“É aí que percebemos dois efeitos muito gratificantes: a certeza de que a formação humana que o Colégio adota rendeu frutos sólidos; e a constatação de que temos poetas e poetisas de grande talento e sensibilidade, mesmo sendo eles ainda muito jovens e em formação”, disse.
A professora de Língua Portuguesa, Bruna Neves destaca como a poesia pode sensibilizar os estudantes, fazendo com que consigam expressar suas vivências e sentimentos.
“Trabalhar a poesia com alunos do Ensino Médio em um Festival de Poesia é uma maneira eficaz de estimular várias habilidades e aspectos do desenvolvimento pessoal e acadêmico. A poesia permite que os alunos explorem e expressem seus sentimentos, pensamentos e experiências de maneira criativa. Em um ambiente como o de um festival, os estudantes podem se sentir mais à vontade para compartilhar suas emoções e reflexões, desenvolvendo sua identidade e autoestima, além de aprimorarem suas habilidades linguísticas, como vocabulário, sintaxe e ritmo”, pontua a professora ao lembrar, ainda, que a atividade contribui para despertar e trabalhar nos estudantes a aptidão por esse gênero literário e outras manifestações artísticas.
“Através de temas diversos, como as virtudes trabalhadas durante o ano, promovemos a reflexão crítica dos nossos alunos. A literatura sensibiliza os alunos para a beleza da linguagem, podendo despertar o gosto por outros gêneros literários e pela arte como um todo, além de estimular a apreciação por manifestações artísticas variadas. O festival de poesia oferece aos alunos a oportunidade de se apresentar, ouvir e interagir com os outros, promovendo o trabalho em equipe, a confiança e a comunicação. Isso fortalece o sentimento de pertencimento e de comunidade dentro do colégio”, frisa.
A professora de Língua Portuguesa, Inês Damasceno, destaca o potencial do festival ao descobrir tantos jovens talentos.
“Eu como professora de Língua e incentivadora da leitura, vejo essa manifestação do Festival de Poesias como um grande veículo de descoberta dos escritores que nós temos. No terceiro bimestre eu trabalho com os 9º e 7º Anos o gênero literário, que é a poesia. E é incrível como alguns estudantes se identificam e gostam. É uma grande riqueza. No terceiro bimestre nós trabalhamos, estudamos muito Vinícius de Moraes. Lemos o livro, que é crônica e poesia, que tem o título Para viver um grande amor, eles curtiram muito. Aí fizemos em sala uma contação de crônicas, poesias e música, cantamos música. É um momento muito rico e é necessário, eles precisam disso também”, acredita.
Concorda com ela a professora de Literatura, Manuela Velloso que também entende que o festival desperta e incentiva os estudantes nesse gênero.
“A experiência de, novamente, orientar os estudantes durante a participação do Festival de Poesia do CAUCP foi ótima e muito especial! A escrita não é um processo fácil. Vivemos em uma realidade na qual, muitas vezes, somos obrigados a conviver com a rapidez e a superficialidade. Assim, todo exercício que exija de nós maior raciocínio e cuidado torna-se algo que parece muito distante ou até impossível. Por isso, é sempre uma grande alegria poder acompanhar estudantes empenhados e animados para o ato de escrever e, certamente, ansiosos para a premiação do Festival”, comenta Manuela que orientou as três turmas de 6° Ano e as duas de 8° Ano.
“Foram, aproximadamente, 60 poemas selecionados e todos com muita profundidade e destacando as virtudes, como a importância de agir com paciência, ser generoso e nutrir a esperança que deve existir dentro de cada um de nós. O festival é fruto do projeto maravilhoso que temos e reflete os valores de nosso colégio do coração, o CAUCP! Portanto, que sigamos despertando e motivando a capacidade criativa que nossos estudantes possuem e, também, levando nosso amor pela Literatura, pela Arte! Pois, como disse nosso poeta Ferreira Gullar: A Arte existe porque a vida não basta”, disse a professora.
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis, RJ – CEP 25610-130
Ens. Fundamental II e Ensino Médio: 24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I: 24 2244-4011