Estudantes do 9° Ano do CAUCP recontam momento emblemático da queda do Muro de Berlim
09 de dezembro de 2024
Na última quarta-feira (04.12), estudantes do 9º Ano do CAUCP voltaram, por alguns instantes, para o ano de 1989 quando a história mundial via surgir um novo capítulo com a queda do Muro de Berlim. O emblemático momento que quebrou, literalmente, as barreiras entre dois blocos econômicos e reaproximou famílias e amigos divididos foi encenado pelos alunos para a disciplina de História.
Antes de reviverem esse momento histórico, os alunos passam o semestre estudando sobre a Guerra Fria e se aprofundando sobre a temática, conhecendo mais sobre os dois sistemas que regeram o período – socialismo e capitalismo –, trabalhando temas ligados ao assunto, como conflito, Plano Marshall, Otan, entre outros.
“O projeto do Muro de Berlim não é um mapa do território em sentido estrito; é o próprio território. Não se trata de uma visão comprimida em linhas de um livro didático ou em imagens de uma revista ou vídeo. O projeto é o Muro, proporcionando imersão, participação e empatia. O resultado final é a experiência de não apenas ver o mapa, mas de ter percorrido o território”, comenta o professor de História, Marcos Levi de Oliveira, ao enfatizar que a atividade enriquece e complementa o conteúdo passado aos estudantes como forma de aproximar do que estão aprendendo.
“O livro não deve substituir o local, o fato, a pessoa ou o sentimento. Infelizmente, o aprendizado atual pode ser tedioso devido à repetição e ao foco exclusivo em imagens e textos. Devemos mudar essa abordagem. Tomemos como exemplo o cartógrafo que se maravilhava ao confrontar suas linhas com a realidade física do território. Hoje, estudamos mapas sem nos maravilhar. É hora de estudar o território, mesmo que seja uma recriação, como no caso do Muro de Berlim”, pontua.
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