19 de outubro de 2023
Mais de 200 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II e do Médio do CAUCP ouviram, nesta quinta-feira (19.10), relatos de vítimas de acidentes de trânsito provocados pela junção de direção e bebida alcóolica. As tristes experiências que foram transformadas em trabalho de conscientização e prevenção fazem parte da palestra Operação Lei Seca, promovida pela Equipe de Educação do programa do Governo do Estado. O encontro aconteceu no Salão Nobre no Campus Dom Veloso.
“A nossa importância, hoje aqui na UCP, é trazer a mensagem para os alunos da importância sobre a Lei Seca. Dirigir e beber. Não fazer essa mistura de álcool e direção. Como eles são novos, então para não fazerem isso. E o nosso trabalho é levar isso à frente. A Lei Seca não é contra a bebida e sim a favor da vida”, comenta o Chefe da Equipe de Educação da Operação Lei Seca, Vitor Paradiso Celestino.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre como foi criada a Lei Seca, que resultou num intenso e amplo trabalho de conscientização para um trânsito mais seguro. Viram também como funciona o bafômetro e participam, ainda, de uma atividade que simula como a pessoa fica quando ingere bebida alcóolica. Eles acompanharam relatos, por meio de vídeos e presencialmente, de vítimas de acidentes de trânsito envolvendo o fator bebida alcóolica, que no Brasil é responsável por um gasto de R$ 50 bilhões por ano com socorro, assistência, entre outras ações.
“A nossa vinda aqui no Colégio de Aplicação foi falar sobre a importância da Operação Lei Seca. Se for beber, não dirija. Eu sou uma vítima do trânsito há 20 anos. Eu não bebia e eu sofri um acidente. Então, o importante é saber que não é só aquela pessoa que bebe que vai sofrer o acidente. Infelizmente, nós não estamos imunes e todos nós fazemos parte do trânsito, desde o momento que saímos de casa”, compartilhou com os alunos a Agente de Educação, Elaine Cristina Cordeiro Dutra, que desde que sofreu o acidente atua nesse trabalho de conscientização.
“O alerta que eu deixo hoje é que vocês se tornem agentes multiplicadores e passem a história a frente alertando os motoristas para que, se for beber, não dirija, que pode causar um acidente para ele próprio e para outras pessoas que não têm nada a ver”, frisa Elaine.
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis, RJ – CEP 25610-130
Ens. Fundamental II e Ensino Médio: 24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I: 24 2244-4011