12 de maio de 2023
A aula de História dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio do CAUCP, nesta quinta-feira (11.05), foi em uma sala de aula diferente, mas já conhecida por eles: o Salão Nobre. Os estudantes tiveram uma manhã especial e rica de conhecimento sobre a própria história com a palestra Os 70 anos da UCP, com os professores Leandro Ricon e Bruno Tamancoldi. Os docentes, que também são ex-alunos da Universidade, contaram sobre a história e curiosidades que marcaram as sete décadas de existência da Instituição.
“A memória patrimonial cria identidade e pertencimento, portanto falar do Jubileu de Prata da Universidade não é apenas um revisitar histórico com rigorismo de método e arcabouços científicos. Não estamos falando apenas de pessoas, fatos e acontecimentos documentados. Comemorar os seus 70 anos é entrar em um universo cheio de sentimentos, esses que as boas memórias trazem, e estar diante de fatos, que a mim me trazem um sentimento profundo de gratidão. Como egresso dessa casa de ensino, me sinto honrado em poder trocar um pouco dessas memórias experimentadas, no colégio que iniciei minha trajetória no magistério em 2006”, relembra o professor Bruno Tamancoldi, que é o coordenador da licenciatura em História da UCP.
Na palestra, Tamancoldi conta como surgiram as escolas no Brasil, como nasceu a UCP e, logo, o CAUCP, que foi criado para complementar e enriquecer a formação dos alunos da Universidade. O professor destaca que “falar de “patrimônio cultural, memória e pertencimento tem como objetivo central demonstrar que a História tem o poder de trazer os feitos do passado para o presente, como uma máquina do tempo, que volta e demonstra, como o passado foi trilhado, elucidando, explicando, desenrolando e maravilhando os que fazem esse exercício”.
“Entrar nessa máquina do tempo e olhar esse empreendimento cultural e educacional, que saiu do sonho de Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e de diversos beneméritos, é entender como que os feitos heroicos reverberam no tempo e no espaço. Portanto esse exercício de memória é próprio de quem olha o passado com gratidão, e levar isso para os jovens é um imperativo formativo dessa Universidade Católica, que não apenas ensina competências acadêmicas, mas tem a missão de formar cidadãos cônscios de sua missão na comunidade. Parabéns a Universidade Católica de Petrópolis por seus 70 anos”, disse o docente.
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis, RJ – CEP 25610-130
Ens. Fundamental II e Ensino Médio: 24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I: 24 2244-4011