06 de maio de 2024
O I Festival Internacional Literário de Petrópolis, o Flipetrópolis, acabou neste domingo (05.05) deixando um gostinho de quero mais para quem respirou cultura e arte durante cinco dias, mas também o sabor de reconhecimento para tantos outros. Foi o caso dos estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (CAUCP), Gabriel Oliveira Lima e Nicolas Marques Viana de Paiva, que conquistaram o 1º e 2º lugares, respectivamente e em categorias distintas, no Prêmio de Redação e Desenho do festival. A premiação aconteceu no sábado (04.05) no Palácio de Cristal, palco do evento.
Com o tema Arte, Literatura e Liberdade, a premiação foi dividida em seis categorias e reuniu 116 trabalhos – 68 redações e 48 desenhos -, que foram selecionados seguindo os critérios de adequação ao tema, originalidade, criatividade, vocabulário, ortografia e consonância com os direitos humanos. A iniciativa, que envolveu alunos de mais de 60 escolas da rede pública e privada do município, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, buscou revelar novos talentos literários e incentivar nos jovens os hábitos de leitura e escrita.
O estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Gabriel Oliveira Lima, levou o 1º lugar na Categoria 6 – de 15 a 18 anos – com a redação intitulada O reflexo modernista de Portinari para a pluralidade cultural e a luta a favor da liberdade artística. O jovem de 17 anos também lançou no evento seu mais novo livro A sós entre o amor e a solidão e aproveitou a iniciativa da premiação para mostrar mais uma vez seu talento.
“Eu tratei como se fosse a oportunidade que eu tinha para a minha vida. Porque eu já sou escritor. Então foi uma oportunidade para tentar abrir portas, conseguir algo a mais, conseguir ir para uma editora, visibilidade. Veio o Aílton Krenak me dar parabéns! Parece que foi um sonho”, conta Gabriel, que foi inscrito pela professora de Língua Portuguesa, Bruna Neves.
O aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental II, Nicolas Marques Viana de Paiva, teve o incentivo da professora de Língua Portuguesa e Literatura do CAUCP, Inês Damasceno. Ele ganhou o 2º lugar na Categoria 5 – de 12 a 14 anos – com o trabalho Pintando palavras: Arte, Literatura e Liberdade.
“O sentimento é de alegria pelo 2º lugar; pelo Gabriel por causa do lançamento do livro dele e, também, do 1º lugar na categoria dele. E de agradecimento pela minha professora Inês ter me inscrito. Eu nem estava sabendo da primeira edição do concurso. Se não fosse ela ter me procurado, eu nem teria me inscrito. Fiquei muito feliz e animado por estar representando o CAUCP num concurso com mais de 60 escolas. Muito legal mesmo”, comemorou Nicolas.
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis, RJ – CEP 25610-130
Ens. Fundamental II e Ensino Médio: 24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I: 24 2244-4011