Alunos do CAUCP transformam o amor em família em versos no Festival de Poesia

11 de novembro de 2022

A manhã desta quinta-feira (10.11) foi pra lá de especial para alunos, pais e equipe do CAUCP. Os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio revelaram sua veia artística em criativas e belas poesias inspiradas no amor em família. O trabalho foi resultado do Festival de Poesia CAUCP que neste ano teve como tema Poesia em família: O Amor que gera a Esperança.

As apresentações foram no Salão Nobre e contaram com um trio de jurados composto pela professora do CAUCP, Cristiane Noel; pelo professor e membro das Academias Petropolitanas de Educação e de Letras, Ataualpa Antônio Pereira Filho; e pela educadora da rede municipal e estadual, Cirlene Pereira. Eles selecionaram as vencedoras de cada segmento, que teve empate no primeiro lugar de ambos.

“A proposta desta manhã é que possamos compartilhar um pouquinho da arte que foi trabalhada nas famílias. A ideia é a Poesia em família: o Amor que gera Esperança. Esse ano, um ano tão difícil para todos nós, principalmente para o petropolitano, em que passamos por muitas dificuldades. E nesse momento, agora, a arte vem para nos ajudar. A arte personificada no amor. Nessa virtude fundamental. Nessas três virtudes fundamentais: o amor, a fé e a esperança. A partir desta ideia, nós pensamos na empatia, na solidariedade, no amor ao próximo, em dizer não ao bullying”, pontuou o orientador pedagógico do Ensino Fundamental II e Médio do CAUCP, Prof. Francisco de Paula Dutra.

A emoção tomou conta de alunos e dos jurados, que se empenharam ao selecionar as vencedoras elencando técnica, mas, acima de tudo, o sentimento passado em cada verso.

“No primeiro momento, parabenizamos a escola e os educadores com essa iniciativa. Essa escolha de julgar, é muito cruel para quem está do lado de cá. Ainda mais nós que conhecemos bem a poesia. Sabemos que cada um tem o seu momento e o seu prazer. A poesia é o que nos defende, o que nos protege, o que nos une. E nesse momento de comunhão, queria agradecer a todos e parabenizar a escola, porque a emoção ficou forte pela iniciativa. Talvez se tivesse vindo antes, seria mais técnico. Mas nesse momento, foi o coração que falou”, destacou o professor Ataualpa Antônio Pereira Filho.

Galeria:

Logo CAUCP
Alunos do CAUCP transformam o amor em família em versos no Festival de Poesia
Rolar para o topo