Alunos do Fundamental I do CAUCP falam sobre vocações na Mostra de Ensino Religioso

08 de novembro de 2023

A tarde da última terça-feira (08.11) para os alunos do Fundamental I do CAUCP foi dedicada a falar sobre fé e as vocações. O tema foi o que eles trabalharam ao longo de todo o ano nas aulas de Ensino Religioso, que resultaram nas apresentações da tradicional Mostra de Ensino Religioso, realizada no Salão Nobre. Ao final, os pequenos da Educação Infantil se juntaram aos estudantes para a procissão e uma celebração cheia de fé e amor, prestigiada, também, pelos familiares presentes.

“A mostra é o resultado de todo um trabalho. Mas não é somente aquilo. Tivemos ali a amostra da história da salvação; a história de Adão e Eva; a Arca de Noé. Tudo apresentado foi a culminância. Mas por detrás teve muitas outras coisas. Trabalharam aquela história, conheceram aqueles personagens. Olharam, digamos assim, até mesmo os pontos que saem dali, os ensinamentos de vida. Tudo que sai dessas passagens”, comenta o gestor executivo do CAUCP, Pe. Moisés Fragoso.

Neste ano de 2023, as crianças conhecerem e aprenderam mais sobre as vocações, os chamados do Senhor. Seja a vocação religiosa; cristã; o matrimônio; a vida consagrada; a vocação de trabalho; ou a simples, mas importante vocação de estar no mundo para fazer o bem.

“O tema trabalhado foi a vocação. Como cada um foi chamado por Deus a responder a sua vocação. A vocação que é o significado da vida de cada um de nós. Podemos chamar assim de um modo muito simples para entendermos. Cada um de nós tem uma vocação. A Mostra de Ensino Religioso não foi só apresentar um tema. Mas entender, ao longo do ano, que nós estamos no mundo para alguma coisa. Não estamos aqui à toa. Essa foi a proposta de toda essa realidade do Ensino Religioso trabalhada nesse ano”, explica Pe. Moisés.

Ele destaca, ainda, a importância desse trabalho para os alunos, de desenvolverem a cada ano uma temática ao longo do ano letivo, que culmina na mostra e, o principal, em uma vivência pessoal de cada um como um evento que oferece algo para a vida.

“O Ensino Religioso é algo que eles aprendem para eles. Primeiro, o Ensino Religioso mostra que uma escola não é somente o aprender o português, matemática, história, a física e a química. Mas é aprender algo mais, aprender algo para a vida também”, frisa o gestor ao explicar, inclusive, o que é o Ensino Religioso.

“Ele é diferente de catequese e é interessante perceber isso também, porque a catequese está voltada para uma religiosidade específica. O Ensino Religioso, embora nós sejamos uma escola confessional, mas nós mostramos essa religiosidade do ser humano, inata do ser humano. E ali ele aprende algo para ele. A mostra é a possibilidade desse aluno oferecer algo. De dizer, eu vivi essa experiência ao longo do ano, e olha como eu posso trazer algo para você. Porque a realidade, a religiosidade é um fator presente no coração do ser humano. O ser humano é aberto ao transcendente. Então, quando se faz uma amostra como essa, essas crianças têm a possibilidade de oferecer algo”, afirma.

Galeria:

Logo CAUCP
Alunos do Fundamental I do CAUCP falam sobre vocações na apresentação da Mostra de Ensino Religioso
Rolar para o topo