27 de novembro de 2023
Os estudantes do CAUCP não apenas disputaram dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups), como saíram medalhistas. O time feminino de handebol na categoria sub-18 conquistou o 2º lugar, além dos atletas Larissa Cunha Pereira, do 6º Ano, e Pedro Lima, do 9º Ano, que ganharam o 3º lugar no salto à distância, nas categorias sub-13 e sub-15, respectivamente.
O resultado é fruto do trabalho intenso dos estudantes que participam do projeto de Iniciação Esportiva (atletismo) e de Treinamento (handebol), que fazem parte dos estágios supervisionados da graduação em Educação Física da UCP feitos em parceria com o CAUCP.
“A gente hoje não entra no Jeups para jogar. A gente entra para competir mesmo. A nossa ideia é mostrar que a gente consegue fazer um trabalho bom e consegue ser competitivo. Reforço o convite para que vocês se interessem pelo esporte, e aqueles que já se interessam, mas ainda não tiveram a coragem, de ir lá para participar do processo de seleção e de participar dos treinamentos”, convida o coordenador do curso de Educação Física da UCP, Prof. Cristiano Queiroz, que orienta os projetos voltados, além do handebol e atletismo, também para o futsal.
Com treinos intensificados, o time de handebol saiu vitorioso com o 2º lugar e agradeceu o empenho dos treinadores que contribuíram para o resultado.
““É a segunda vez que competimos. Sentimos um nervosismo antes dos jogos, mas sentimos também que evoluímos bastante desde o ano passado. A gente começou a treinar até além dos dias de treino marcados. Agradecemos aos estagiários de Educação Física e ao Tide (professor Cristiano Queiroz)”, disseram as meninas, a capitã Isabela Borde Badaró, Anna Luíza Thomáz Barbosa, Ana Luíza Balter Gall Moniz de Aragão, Maria Clara Mussel de Almeida, Maria Luíza Araújo Osório, Ana Laura Satyro Telles, Ana Luíza Bernardes dos Santos e Helena Santanna Fontes.
O coordenador destaca a importância do esporte, que vai além de uma atividade física voltada para a saúde.
“O que eu quero dizer para vocês é que mesmo que a gente não queira competir, a gente queira participar do esporte e às vezes a gente descobre uma oportunidade de vivenciar essa experiência. Porque mais do que ganhar uma medalha, a participação esportiva leva a um desenvolvimento bastante interessante: a você aprender a lidar com a derrota; a lidar com nervosismo e encarar o problema, diversos problemas e mesmo assim se superar e conseguir acreditar em si próprio e dar a volta por cima. Saber que para ganhar a gente vai perder muito mais do que ganhar. Então é um projeto mais do que só para a saúde física das pessoas. É também para a formação do ser humano”, frisa o professor antes de homenagear os estudantes.
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis, RJ – CEP 25610-130
Ens. Fundamental II e Ensino Médio: 24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I: 24 2244-4011