CAUCP recebe inspetores da Polícia Civil para falar sobre crimes cibernéticos com o Ensino Médio
03 de abril de 2025
Cada vez mais crescente, os crimes cibernéticos têm se tornado uma realidade, também, na vida dos jovens, tanto no papel de vítimas, como de autores. Como forma de conscientização, as turmas do Ensino Médio do CAUCP receberam, na manhã desta quinta-feira (03.04), os inspetores da 105ª Delegacia de Polícia, do Retiro, Bernardo Paixão e Matheus Machado para falar sobre o tema. O encontro aconteceu no Salão Nobre e despertou a atenção dos estudantes.
“Acho que o principal aqui é trazer uma conscientização e buscar sempre a prevenção para que esse tipo de crime não aconteça, independente de crime ou não, que esses comportamentos não se repitam. A gente vive cada vez mais uma sociedade que sofre com problemas psiquiátricos e psicológicos por conta desse tipo de perseguição, desse tipo de comportamento. Então estamos aqui para tentar trazer uma palavra de conscientização e de prevenção para que isso não aconteça”, comenta o inspetor da 105ª DP, Bernardo Paixão.
No bate-papo, Bernardo apresentou os tipos de crimes cibernéticos, como os feitos com transações bancárias, além do cyberbullying, que é a agressão online cada vez mais presente na vida dos jovens que passam grande parte do tempo no mundo virtual, sem entenderem que tudo que é feito nele também pode ter consequências.
“Na delegacia, cada vez mais chegam mais ocorrências relacionadas a esse tipo de perseguição, esse tipo de bullying com adolescentes, tanto como vítimas quanto como autores. Os próprios adolescentes também têm esse tipo de comportamento. E adolescente não comete crime, mas comete fato análogo a crime. Então sim, infelizmente tem crescido muito esse número de casos. Talvez por uma crença de impunidade”, pontua Bernardo, que explicou aos estudantes que, apesar de não serem punidos por crime, eles respondem pelo fato análogo.