CAUCP retoma presencialmente projeto Estudo do Meio com visita do 9° Ano ao Museu Imperial

02 de maio de 2024

De maneira leve, descontraída, mas com muito aprendizado e, o melhor, de maneira divertida. Foi assim a manhã da última quarta-feira (31.04) para as turmas do 9ª Ano do Ensino Fundamental II que fizeram o clássico passeio na casa de veraneio do Imperador, D. Pedro II, o Museu Imperial. A visita faz parte do projeto Estudo do Meio, retomado presencialmente pelo CAUCP.

O projeto consiste em aulas externas, fora do ambiente escolar, que acontecem em lugares específicos alinhados com as temáticas trabalhadas em sala de aula, fazendo com que essa interação com o objeto do estudo crie uma aprendizagem significativa, consolidada por essa experiência real. E para a retomada foram escolhidas as turmas do 9º Ano que visitaram um dos museus mais visitados do país e que fica aqui na nossa cidade, o Museu Imperial. Eles fizeram a visita guiada pela equipe de Educação do Museu, que deu uma verdadeira aula para os estudantes, interessados com cada detalhe.

“A gente está lendo os contos do Machado de Assis. E o Machado de Assis representa muito a história do centro do Rio de Janeiro, a história do Rio de Janeiro. O Machado de Assis pega a mudança da monarquia para a república e ele faz muita crítica tanto ao final da monarquia quanto da república e a gente identificou isso em alguns contos. E decidimos por vir ao Museu Imperial para eles também conhecerem um pouquinho mais da cidade”, conta a professora de Literatura do CAUCP, Inês Damasceno, que levou os alunos para a visita, que considera de extrema riqueza para os estudantes além do conhecimento didático.

“O Estudo do Meio é uma possibilidade para eles também identificarem, primeiro a questão do comportamento, que é excepcional. Não existe essa que adolescente fora faz bagunça, não existe. Se tem uma proposta clara, eles aderem, eles curtem e colaboram. E eu acho que o estar aqui, além de conhecer um pouquinho mais da questão da história do Brasil, é conhecer também a história da nossa cidade, valorizar. Porque se não tem valor de quem está aqui, como é que vai ser a história daqui para frente? Porque a história é feita também do agora”, comenta a professora.

Galeria:

Logo CAUCP
CAUCP retoma presencialmente projeto Estudo do Meio com visita do 9º Ano ao Museu Imperial
Rolar para o topo