O Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis, tendo como base valores que expressam “Excelência, Solidariedade, Inovação, Ética, Verdade e Tradição”, busca promover a Educação Inclusiva de forma individualizada, visando compreender a pessoa humana em suas peculiaridades, a fim de garantir a participação efetiva de todos nas atividades e espaços escolares, através de estratégias pedagógicas e de acessibilidade, em consonância com a lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015, sendo a “Lei da Pessoa com Deficiência”, que em seu art. 2º traz como definição a pessoa com deficiência como sendo aquela “que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. A referida lei passou a ser um Estatuto destinado a assegurar o direito da pessoa com deficiência de modo abrangente, visando respaldar o que diz a Constituição Federal (1988, art 5º) e a Declaração de Salamanca (1994).
A Equipe de Educação Inclusiva do CAUCP, junto ao corpo docente, através de estudo de caso, promove a adaptação curricular, a flexibilização de conteúdos escolares e a construção do Planejamento Educacional Individualizado (PEI).
A Sala de Recursos Multifuncionais proporciona aos estudantes, que possuem necessidades especiais e/ou Transtornos de Aprendizagem, alternativas de superação de dificuldades e apoio no desenvolvimento de habilidades. Segundo Sonza (2004), a clientela da educação especial pode ser atendida pela ação planejada de várias medidas, dentre elas temos o Atendimento Educacional Especializado – AEE.
Nessa perspectiva, o CAUCP, tem como prioridade, o estímulo à autonomia e emancipação da pessoa, para que essa possa exercer de forma plena o direito integral ao exercício da sua cidadania, como pessoa de direitos, valores e saberes.