Encenação da queda do Muro de Berlim é retomada pelos alunos do 9° Ano do CAUCP

02 de dezembro de 2022

Depois de dois anos, por conta da pandemia, os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II do CAUCP retomaram a encenação da queda do Muro de Berlim, uma atividade da disciplina de História muito aguardada pelos estudantes. A apresentação dessa cena emblemática na história mundial, quebrando as barreiras entre dois blocos econômicos e reaproximando famílias e amigos divididos, aconteceu nesta quinta-feira (1°.12).

“O projeto Havia um muro de Berlim na sala de aula, nesse ano foi especial. Porque depois de dois anos de pandemia, evitando aglomeração e reunião, pudemos retomar esse projeto. O projeto verdadeiramente é um muro entre as turmas, entre os estudantes. Esse muro é o cenário, é na verdade a própria história. Se fizermos uma relação, por exemplo com o cartógrafo. O cartógrafo precisa ir até o lugar. Deve ir até o lugar, ainda que ele possa utilizar recursos como satélites, mapas de referência. Mas nada melhor que ir até o lugar. Como a gente não pode ir até a Alemanha, como a história às vezes tem essa limitação de não podermos estar ou ter estado no lugar, o muro recria uma parte disso, uma parte da história”, comenta o professor de História, Marcos Levi de Oliveira.

O momento histórico é recontado pelos alunos depois de passarem o semestre estudando sobre a Guerra Fria, conhecendo mais sobre os dois sistemas que regeram o período – socialismo e capitalismo –, trabalhando temas ligados ao assunto, como conflito, Plano Marshall, Otan, entre outros.

“Os alunos gostam, porque se sentem verdadeiramente dentro da história. E é isso que é o projeto. Recriar de forma controlada o muro de Berlim. As turmas têm um comportamento totalmente diferenciado, graças ao muro, por causa do muro. Eles acabam se sentindo um pouco do que era ou do que foi o muro de Berlim, inclusive dos problemas causados pelo muro na vida daquelas pessoas. A derrubada acaba sendo um momento de catarse também. O momento que eles colocam para fora seus sentimentos de reclusão e limitação. E demonstra o quanto é importante termos liberdade”, comenta Levi, que é o responsável pela atividade.

Galeria:

Encenação da queda do Muro de Berlim é retomada pelos alunos do 9º Ano do CAUCP
Rolar para o topo