Estudantes do CAUCP aprendem sobre biodiversidade com a maior coleção de insetos da América Latina

07 de junho de 2024

Turmas receberam, nesta quinta-feira (06.06), as pesquisadoras da Fiocruz, Jane Costa e Roberta Schimel, para uma aula diferenciada

Que tal aprender sobre biodiversidade vendo de perto parte da maior e mais antiga coleção de insetos da América Latina? Foi assim que os estudantes da Educação Infantill ao Ensino Fundamental II do CAUCP aprenderam sobre o tema com uma aula superdivertida e diferenciada, nesta quinta-feira (06.06). Eles receberam as pesquisadoras da Fiocruz, Jane Costa e Roberta Schimel, que falaram sobre a importância desses seres com direito a interação com insetos vivos que despertaram a atenção da garotada.

“A ideia é apresentar a importância da biodiversidade através dos insetos. Por que os insetos? Porque são o grupo mais diverso e numeroso que se conhece hoje. Nós estamos conectados com várias ações de divulgação científica em escolas e instituições, não só para mostrar a importância da biodiversidade, mas também para desmistificar questões dos insetos. Porque quando se fala de insetos pensamos em baratas, que todo mundo tem pavor; mosquito; pulgas; mas na verdade a grande maioria dos insetos é benéfica; é importante, inclusive, para nossa sobrevivência e apenas menos de 1% são espécies vetoras de doenças”, explica a entomóloga Jane Costa, que por muitos anos foi a curadora da coleção, promovendo, também, a modernização do acervo.

“Essa mensagem principal que nós trazemos aqui e através da interação com insetos vivos, trazemos uma experiência inesquecível, lúdica e muito importante para que as crianças tomem consciência da importância, de conhecer e saber retornar um exemplar para a natureza antes de ter uma atitude agressiva por conta de uma ideia preconcebida de que o inseto é agressivo. Então estudar sempre, conhecer a nossa fauna, a nossa flora é uma situação indispensável até para a nossa própria saúde, e é isso que nós estamos promovendo aqui hoje”, comenta Jane, destacando a necessidade dessa atividade, que faz parte da missão institucional da Fiocruz.

“Hoje em dia, devido ao ritmo e as demandas vitais, as crianças nem sempre tem as experiências necessárias na natureza para compreenderem e interagirem conscientemente com esta desafiadora complexidade. Assim, nesta proposta interativa de divulgação científica, salientamos, através do grupo dos insetos, a importância a diversidade ao nosso redor e proporcionamos experiências inéditas com bichos-pau e baratas-de-madagascar vivos, o que desmistifica muitas questões para as crianças e propicia um aprendizado rico e divertido em sala de aula”, frisa.

Galeria:

Logo CAUCP
Estudantes do CAUCP aprendem sobre biodiversidade com a maior coleção de insetos da América Latina
Rolar para o topo