Fase de alfabetização das turmas do 1° Ano do Fundamental I é concluída com lançamento de livro

13 de dezembro de 2022

Chegou o tão esperado dia de comemorar a conclusão da fase de alfabetização das turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental I do CAUCP. A formatura dos pequenos aconteceu na tarde desta segunda-feira (12.12), no Salão Nobre do Campus Dom Veloso da UCP, e também foi marcada pelo lançamento do volume IV do livro Nossas Histórias… feito especialmente por eles. A publicação é resultado de todo trabalho desenvolvido ao longo do ano com os alunos, a partir da metodologia própria do CAUCP.

“Estamos aqui, hoje, para celebrarmos este grande acontecimento na vida de seus filhos. Eles não estão passando de uma etapa para outra, no sentido de um segmento da educação básica. Mas passando, de fato, em uma etapa que é um marco nas suas vidas: a alfabetização, buscando a leitura compreendida e a escrita em nossa língua. Na verdade, a alfabetização abre um horizonte, nos ajuda a enxergar realidades tão próximas, que até então não eram tão visíveis assim. Com a leitura, se abre um horizonte de compreensão e entendimento. Uma visão nova sobre a realidade em que nós vivemos. Por isso um marco importantíssimo”, afirma o gestor do CAUCP e Reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

CAUCP usa metodologia diferenciada e exclusiva para alfabetização dos alunos

No CAUCP, as crianças marcam a conclusão dessa fase tão especial de maneira única, lúdica e muito divertida. O colégio desenvolve uma metodologia diferenciada na alfabetização, visando um aprendizado no qual os estudantes são parte integrante desse contexto. Esse diferencial da escola foi destacado pelo gestor do CAUCP.

“Acredito que todos vocês tenham o conhecimento que usamos, no CAUCP, um método de alfabetização que é único, ímpar. No Brasil, apenas a cidade de Rio Preto, em Minas Gerais, usa esse método. E temos esse privilégio. Hoje, temos, também, a alegria de estar aqui presente a autora do método, que é a professora Dolores. E os resultados nós poderemos apreciar a partir da manifestação dos seus próprios filhos”, disse Pe. Pedro Paulo.

O método Histórias cotidianas visando o letramento, uma estratégia especial para especiais, de Dolores de Carvalho Rosa, propõe a construção de histórias coletivas, a partir de uma lista de palavras que contemplam as letras e os fonemas que devem ser trabalhados. Como produto final é lançado o livro com todas as narrativas construídas pelas turmas tornando os estudantes protagonistas de todo o seu processo de alfabetização.

“Introduzimos, ainda, no colégio, algo também inédito, que com a aprendizagem da leitura compreendida e entendida, e também da escrita, as crianças vão construindo histórias e depois elas são colocadas num exemplar que registramos como um livro. Hoje estamos aqui, também, para o lançamento dessa publicação registrada em nível nacional. Seus filhos são verdadeiramente autores, celebrou o gestor do CAUCP.

Galeria:

Logo CAUCP
Fase de alfabetização das turmas do 1º Ano do Fundamental I é concluída com lançamento de livro
Rolar para o topo