História e Arte se transformam em trabalhos sobre Mitologia Grega das turmas do Ensino Médio

03 de julho de 2024

Nesta quarta-feira (03.07), os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio do CAUCP apresentaram o resultado do trabalho Pagando um Mito, no qual desenvolvem suas interpretações, por meio das mais diversas manifestações artísticas, sobre a Mitologia Grega. As apresentações, que incluem peças teatrais, encenações, dramatizações, além de exposições de artes visuais e multimídia, aconteceram no Auditório.

Realizado há oito anos para a disciplina de História, este ano o evento foi realizado em conjunto com a disciplina de Arte e tem a proposta de explorar a riqueza cultural dos mitos gregos por meio de apresentações criativas preparadas pelos próprios alunos.

“Ao longo das últimas semanas, os estudantes se dedicaram a estudar as fascinantes histórias da mitologia grega e a desenvolver projetos que não só retratam esses mitos, mas também os trazem à vida de forma envolvente e inovadora”, explica o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e Médio do CAUCP, Francisco Paula Dutra.

Para os professores das disciplinas, a iniciativa é uma forma mais contemporânea e divertida dos estudantes assimilarem o conhecimento.

“Eu acho que uma coisa que ficou bem legal nos trabalhos é que a maioria procurou no final abordar aquilo que a mitologia tem como função, que é trazer alguma espécie de ensinamento. A ideia de superação, de traição, de guerra, conflito. E isso acho que é legal para eles tentarem atualizar nessa medida em que as coisas têm corpos, corpagem, moldes diferentes, mas continua se repetindo”, comenta o professor de História, Marcos Levi de Oliveira.

“Então eles olham para o mito e vê que o mito tem um ensinamento. Nesse sentido, a pesquisa deles quase sempre conduz a isso. Perceber que não é só apresentar o mito, mas o que o mito tem por detrás dele. E o mito na origem, na Grécia Antiga, era realmente uma forma de ensinar coisas relacionadas à sociedade”, completa o docente que teve a parceria da professora de Arte, Flaviane Zanelatto Silva.

“Para eles, agora acaba trazendo essa compreensão mais contemporânea da vivência, das relações e usando a linguagem artística para associar essas percepções. Então eles exploraram a música, a dança, teatro, cinema, animação, desenhos, poesia. Eles expandiram bastante a proposta de abordagem desses mitos para jogar dentro das linguagens artísticas”, complementou a docente.

Galeria:

Logo CAUCP
História e Arte se transformam em trabalhos sobre Mitologia Grega das turmas da 1ª Série do Ensino Médio do CAUCP
Rolar para o topo