Sexta edição do livro Nossas Histórias marca conclusão da alfabetização do 1° Ano do CAUCP

18 de dezembro de 2024

Nesta segunda (16.12) e terça-feira (17.12), a tarde foi de muita emoção e uma etapa vencida para os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental I do CAUCP. Além de concluírem a alfabetização, eles lançaram a 6ª edição do livro Nossas Histórias para familiares no Salão Nobre. A publicação é composta por histórias e ilustrações feitas pelos próprios estudantes, marcando a conclusão dessa fase tão importante.

“É uma alegria estar aqui. Ver a alegria das crianças é muito bonito, mas também ver a alegria de vocês, adultos, também é bonito. É importante olhar esse momento tão simples, mas fundamental na vida delas, e celebrar esses momentos assim. A vida precisa ser celebrada. A vida, as coisas que acontecem não podem passar desapercebidas. Precisam ser celebradas. Aqui é o momento da escola junto do colégio, mas tantas e tantas e tantos outros momentos vocês vão ser chamados a celebrar. Celebrem, façam valer a pena. Mostrem que a vida é sim, é bonita, é empenhativa e vai ser para sempre. Mas ela é bonita de verdade”, disse o gestor do CAUCP, Pe. Moisés Fragoso.

No CAUCP, a etapa final da alfabetização é feita de uma maneira muito especial e lúdica a partir de uma metodologia diferenciada desenvolvida na escola. Nela, os estudantes são parte integrante da produção do livro, responsáveis pela criação das histórias e até mesmo das ilustrações.

Autora da metodologia, a professora Dolores de Carvalho Rosa, destacou a importância desse momento para as crianças e também para ela ao falar sobre o diferencial dessa maneira de aprender.

“Eu sempre me preocupei muito com essa etapa na alfabetização. Por isso, Deus me iluminou, me propiciou a habilidade para poder criar uma metodologia que fosse eficaz para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos de uma forma que ele aprendesse a ler e a escrever divertidamente, sabendo o que está fazendo, interpretando, lendo e interpretando aquilo que está lendo”, comenta Dolores ao apontar os ganhos com essa metodologia.

“É isso que nós precisamos hoje na nossa sociedade. Leitores que leem e interpretem, sabem o que estão fazendo, sabem o que estão lendo. Nós temos, infelizmente, na sociedade, muitos leitores funcionais. A gente precisa mudar isso e essa metodologia traz esse diferencial. Eu agradeço muito o Colégio de Aplicação da UCP por estar, desde 2019, aplicando a metodologia”, disse Dolores.

Galeria:

Logo CAUCP
Lançamento da 6ª edição do livro Nossas Histórias marca conclusão da alfabetização do 1º Ano do CAUCP
Rolar para o topo