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Princípios Institucionais

Princípios Pedagógicos

O Colégio de Aplicação pauta as suas atividades pedagógicas na linha Sociointeracionista, que diferentemente de um método é uma metodologia que toma como base o conhecimento real da criança para que se alcance o conhecimento potencial. O Sociointeracionismo defende a importância da interação do sujeito com o meio no qual ele vive e por meio desta interação se dá a construção do conhecimento. Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os principais desafios de uma escola sociointeracionista.

Lev Semenovich Vygotsky (1896/1934) foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais, acreditando que o ser humano constitui-se como sujeito na sua relação social com o outro e com a cultura. Essa metodologia começou a ser difundida nas escolas do Brasil por volta da década de 70, com os estudos de Jean Piaget ligados a ela.

Nessa proposta o Colégio de Aplicação acredita que a aprendizagem deve ter o estudante como o centro, ele aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber. A conduta do professor passa de um agente detentor do conhecimento para um mediador ativo, com a possibilidade de trocar experiências com as turmas, trazendo o seu histórico pessoal e propondo questionamentos e ações que levam à motivação dos educandos, que participam ativamente da aquisição de conhecimentos.

Na Educação Infantil a proposta se dá por meio de Projetos Pedagógicos, que surgem a partir do centro de interesse das turmas e cabe à professora relacionar as habilidades a serem desenvolvidas com o tema a ser estudado. No Ensino Fundamental além da realização de alguns projetos pedagógicos, a proposta se dá por meio do desenvolvimento de habilidades objetivando o aprimoramento de competências, frutos de uma aprendizagem significativa pautada da interação com o conhecimento.

No ensino Fundamental II e Ensino Médio, as habilidades desenvolvidas adquirem níveis de proficiência mais elevados, com novos assuntos e também agregando novos conhecimentos. O Ensino Médio configura-se como um momento em que necessidades, interesses, curiosidades e saberes diversos confrontam-se com os saberes sistematizados. Dessa forma, este segmento deve abranger todas as dimensões da vida, possibilitando o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando, preparando para a vida e para o ENEM/Vestibulares, ensinando para a vida profissional e dando diretrizes para a inserção no mercado de trabalho.

Princípios Filosóficos e Educacionais

O Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (CAUCP) está enraizado na tradição cristã, que propiciou desde suas origens a busca universal e intrínseca à pessoa humana, do que há de mais verdadeiro, belo e bom em tudo o que é. Como testemunha dessa busca essencialmente humana, os princípios filosóficos gerais do CAUCP são inspirados na ideia de que a pessoa humana é capaz de Deus e, como tal, também é capaz de ser e de agir no mundo em conformidade com a revelação cristã. Com efeito, ser capaz de Deus é também ser capaz de querer uma vida digna com e para os outros em instituições justas e em uma sociedade construída em favor do bem comum. Compete assim ao CAUCP promover tudo aquilo que efetivamente contribui para a realização das capacidades de seus estudantes, professores e funcionários, tendo como foco o sentido último da vida humana. Ademais, compete ao CAUCP realizar todos os esforços institucionais em favor da educação intensiva de seus estudantes, reconhecidos como pessoas amadas por Deus em sua singularidade e transcendente dignidade.

Seu projeto pedagógico está ancorado na missão, na qual busca “Promover a Formação Integral da Pessoa humana e o Bem da Sociedade, diante dos desafios atuais, por meio da excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão, inspirados pela Mensagem Cristã e apoiados pelos Princípios da Responsabilidade Socioambiental.”, e valores que expressam “Excelência, Solidariedade, Inovação, Ética, Verdade e Tradição”, reforçando sua identidade como colégio de aplicação. Deste modo, as ações institucionais pedagógicas são orientadas por um conjunto de valores que se desdobram na afirmação da inalienável dignidade da pessoa humana, sendo a formação integral, na concepção humanista-cristã, o principal foco do projeto pedagógico e, consequentemente, o bem da sociedade.

Perante os desafios do século XXI, onde se encontra abalado o valor do homem e do bem comum, tem o CAUCP uma missão integrada a da UCP, ainda mais especial na busca da verdade e da dignidade humanas. O Conc. Vat. II, na Constituição Pastoral Gravissimum Educationis lança base de sustentação de uma verdadeira educação que deve visar “… o aprimoramento da pessoa humana em relação a seu fim último e o bem das sociedades de que o homem é membro, e em cujas tarefas, uma vez adulto, terá que participar.” E ainda, destacamos a magna Carta Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, quando define que o “progresso humano autêntico possui um carácter moral e pressupõe o pleno respeito pela pessoa humana, mas deve prestar atenção também ao mundo natural e ter em conta a natureza de cada ser e as ligações mútuas entre todos, num sistema ordenado”. Por fim, de uma forma mais descritiva, o Documento da Sagrada Congregação para a Educação Católica “Educar ao Humanismo Solidário”, publicado recentemente, inspira a Política de Ação Pedagógica por meio do Programa “#CAUCPSolidário” no qual trabalha-se pedagogicamente as principais diretrizes: 1. Humanizar a Educação/Educação humanizada; 2. Cultura do Diálogo; 3. Globalizar a Esperança; 4. Verdadeira Inclusão; 5. Redes de Cooperação.

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