Turmas do 5° Ano do Fundamental I do CAUCP se formam no programa Proerd da Polícia Militar

05 de dezembro de 2023

A semana começou diferente e cheia de orgulho para as turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental I do CAUCP e, claro, familiares e toda a equipe do colégio. Os estudantes concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar, o Proerd, um trabalho em conjunto com a escola e famílias, onde foram capacitados com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Nesta segunda-feira (04.12), aconteceu a formatura no Salão Nobre com a presença dos familiares e responsáveis pelo programa do 26º Batalhão de Polícia Militar.

“É uma grande alegria celebrarmos essa formatura do Proerd, porque nela vemos um passo do crescimento humano dos nossos alunos, dos filhos de vocês. Olhar esse passo, esse crescimento, é uma alegria para nós, porque o nosso Colégio de Aplicação tem, sim, uma grande preocupação para a formação acadêmica dessas crianças. Mas também temos uma preocupação com a formação humana deles. Porque no mundo de hoje temos muitos especialistas, para várias áreas. Mas nós vemos poucos seres humanos. E o Proerd vem totalmente ao encontro daquilo que pensamos como escola, como crescimento humano, como crescimento para a vida”, disse o gestor executivo do CAUCP, Pe. Moisés Fragoso ao agradecer o retorno do projeto à escola.

“Porque para nós não basta que eles se superem em uma prova ou passem no vestibular. É preciso que eles sejam bons cidadãos também, boas pessoas. Por isso agradeço muito a retomada do Proerd. Então a palavra que eu queria dizer, seja à Polícia Militar pelo trabalho do Proerd; seja a toda a equipe do Colégio de Aplicação; seja a vocês, pais, pela confiança: muito obrigado por acreditar que é possível, por acreditar que essas crianças são sim o futuro da nossa nação e da nossa cidade”, finalizou o gestor.

DSC_0183
DSC_0181

O Proerd já existe há 31 anos e hoje já está presente em todos os municípios do Rio de Janeiro, que foi o estado pioneiro a receber o programa que atua nas escolas públicas e privadas. O trabalho de conscientização é realizado desde os pequenos da Educação Infantil até os estudantes do Ensino Médio.

“Os policiais instrutores são carinhosamente recebidos nas escolas, fazendo do Proerd a mais importante atividade preventiva, desenvolvida no Brasil exclusivamente por policiais militares em parceria com as instituições de ensino municipal, estadual, federal e privada. As aulas do Proerd ajudam a conscientizar as crianças sobre as consequências físicas, sociais e legais do uso de drogas. Preparam os jovens para resistirem às pressões dos grupos que incentivam ao uso de drogas. As crianças aprendem a dizer não a uma oferta de drogas sem ficarem constrangidas e também a não se envolverem em atividades criminosas”, explicou a Sargento Mirim, que foi a instrutora no CAUCP, ao listar os ensinamentos para os estudantes.

“Aprendem a maneiras saudáveis e seguras de se divertirem, ajudando a reforçar sua autoestima. Aprendem a lidar com o estresse e a resistir às mensagens sobre drogas vinculadas na mídia. São transmitidas, também, orientações sobre segurança pessoal nos adultos quando estiverem em casa, na escola ou na rua. Assim, a conclusão do programa é marcada por essa solenidade onde são entregues diplomas aos alunos participantes do projeto”, disse a policial militar acompanhada do colega também instrutor, Sargento Martins, antes da entrega dos diplomas.

Galeria:

Logo CAUCP
Turmas do 5º Ano do Fundamental I do CAUCP se formam no programa Proerd da Polícia Militar
Rolar para o topo