19 de junho de 2024
A manhã desta terça-feira (19.06) foi de conscientização para os alunos do 9º Ano e Ensino Médio do CAUCP. As turmas receberam a Equipe de Educação da Operação Lei Seca, programa do Governo do Estado que desenvolve uma série de ações para a conscientização e prevenção para um trânsito seguro. O encontro aconteceu no Salão Nobre no Campus Dom Veloso e contou com informações como estatísticas sobre acidentes de trânsito causados pela junção de direção e bebida alcoólica, além de relatos de vítimas desses acidentes.
As tristes experiências de quem foi vítima dessa junção mortal – a grande maioria pessoas que não provocaram o acidente – foram transformadas nesse intenso e amplo trabalho de conscientização com intuito de reduzir esses números, que já chegam a 45 mil mortes por ano no trânsito, sendo 27% atribuídas ao uso de álcool. São mais de cinco mortes a cada hora; cerca de 300 mil pessoas que acabam com lesões graves. Um investimento de R$ 50 bilhões por ano com socorro, assistência, entre outras ações.
Além de saberem como foi criada a Lei Seca; ficarem a par dos dados estatísticos; acompanharem relatos de vítimas de acidentes de trânsito envolvendo o fator bebida alcóolica; os estudantes também conheceram como funciona o bafômetro e participaram, ainda, de uma atividade que simula como a pessoa fica quando ingere bebida alcóolica.
Vítima de acidente há mais de 35 anos, Irapuã da Cunha Magalhães, que hoje integra a Equipe de Educação da Operação Lei Seca, compartilhou com as turmas a sua experiência após ser atropelado quando estava na calçada por um ciclista que havia ingerido bebida alcoólica.
“Para que isso nunca venha acontecer com nenhum de vocês ou algum parente, uma pessoa próxima de vocês, é que eu venho pedindo ajuda de todos vocês. A Operação Lei Seca é formada por dois pilares: o pilar da fiscalização, que é aquele da blitz, que tem multa, bafômetro; e o da educação / conscientização, que somos nós, que vamos provocar as grandes concentrações de pessoas para conversar; distribuir material informativo; fazer bate-papo e palestras na universidade, escola, igreja, empresa, eventos”, disse o agente após relatar sua história.
“Estamos sempre presentes fazendo esse trabalho de conscientização, tentando fazer com que as pessoas entendam que a mistura álcool e direção não combina. Venho propor o surgimento do terceiro pilar, formado por cada um de vocês para passar adiante tudo o que estão ouvindo hoje. Que sejam agente multiplicadores do nosso trabalho e que mais pessoas tenham acesso a informação, e que álcool e direção não combinam”, frisou.
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis, RJ – CEP 25610-130
Ens. Fundamental II e Ensino Médio: 24 2244-4012 ou 24 2244-4015
Educação Infantil e Ens. Fundamental I: 24 2244-4011